Mães e Filhos

O que deve fazer se tiver tosse com expetoração durante a gravidez ou o aleitamento materno?

O que deve fazer se tiver tosse com expetoração durante a gravidez ou o  aleitamento materno?

O incómodo resultante de um processo catarral ou de uma constipação podem ser mais acentuadas em diversos casos, como acontece na gravidez. Este maravilhoso estado de graça está associado a alguns inconvenientes, como a sensação de peso nas pernas, a azia, as perturbações do sono, para mencionar apenas alguns exemplos. Se a mulher grávida se constipar e apresentar tosse com expetoração durante a gravidez, deverá tomar algumas precauções na automedicação, pois algumas substâncias ativas podem apresentar efeitos secundários para o feto. Por essa razão, durante a gravidez ou o aleitamento materno, consulte o seu médico para obter aconselhamento mais individualizado. 

É necessário ter em conta que, em algumas situações durante a gravidez ou o aleitamento, a resolução do processo catarral ou da constipação, assim como da tosse com expetoração, pode ser um processo mais longo do que o normal.

O que tomar para uma constipação com tosse e expetoração durante a gravidez ou o aleitamento materno

A acetilcisteína, o princípio ativo de alguns mucolíticos, como o Fluimucil, que ajuda a fluidificar as secreções durante os processos catarrais e as constipações, não demonstrou causar efeitos secundários em animais durante a gestação, mas não estão disponíveis dados suficientes para o período de aleitamento materno. Portanto, deverá sempre consultar-se um médico para se avaliar em cada caso concreto se é possível proceder à administração de um medicamento com este princípio ativo durante a gravidez ou o período de aleitamento materno.

Formas de combater a tosse com expetoração durante a gravidez

Nada melhor do que seguir alguns conselhos práticos que se utilizam nestas situações, como manter o quarto arejado para refrescar o ambiente e renovar o ar. Humidificar o quarto é uma boa ideia, pois isso permitirá que a expetoração se torne menos espessa e possa ser removida mais cedo. A inalação de vapores e as lavagens nasais são também remédios recomendados, que melhorarão o seu bem-estar e lhe permitirão recuperar mais cedo o seu ritmo de vida habitual.

Manter a hidratação é fundamental, pelo que deverá beber muita água e certificar-se de que repousa o suficiente. Tanto a gravidez como o aleitamento materno são períodos muito exigentes para a mãe. Em poucos dias notará um alívio significativo e conseguirá retomar o seu ritmo.

Lembre-se, consulte sempre o seu médico em caso de dúvida e nunca tome a iniciativa de se automedicar se estiver grávida ou em fase de aleitamento materno.

Descubra
Artigos relacionados