Produtos

O que é a Acetilcisteína?

O que é a acetilcisteína?

É provável que o nome deste medicamento lhe seja familiar. De facto, a acetilcisteína é a substância ativa da gama de produtos Fluimucil, que inclui, entre outros, o Fluimucil 600 mg. Trata-se de um composto também denominado como ácido (R)-2-acetamida-(3-sulfonil)propiónico, N-acetilcisteína ou ainda NAC na sua forma abreviada. É uma molécula composta por átomos de hidrogénio, enxofre, azoto e oxigénio, sendo a sua fórmula molecular C5H9NO3S.

Para que serve a Acetilcisteína?

A Acetilcisteína é utilizada como adjuvante mucolítico na terapêutica de problemas respiratórios associados a hipersecreção de muco viscoso e espesso, tornando-o mais fluido.

A Acetilcisteína pode apresentar-se em diversas formas farmacêuticas, como em solução oral, comprimidos efervescentes ou granulado para solução oral, embora possa também ser administrada por inalação ou injeção intravenosa, realizando-se a administração destas duas últimas formas sempre sob supervisão médica.

Além disso, a acetilcisteína desempenha um papel como precursor da glutationa, normalizando os seus níveis e potenciando a capacidade antioxidante das células.

A Acetilcisteína apresenta interações e efeitos secundários?

Como todos os medicamento a Acetilcistína apresentar interações com outras substâncias e alguns efeitos secundários. Em caso de dúvida deve contactar o seu médico ou farmacêutico.

Não deve administrar-se concomitantemente com antitússicos e inibidores da secreção brônquica, como anticolinérgicos e anti-histamínicos. Deve evitar-se a utilização durante o período de aleitamento materno.

A Acetilcisteína apresenta efeitos secundários pouco frequentes, embora tenham sido reportadas reações de hipersensibilidade como prurido, urticária, erupções cutâneas, broncoespasmo, cefaleia, zumbido nos ouvidos, dor abdominal, náuseas, vómitos e diarreia.

Descubra
Artigos relacionados