Gripe

O que é a gripe?

O que é a gripe

A gripe costuma ser uma fiel e bastante comum companheira na época de outono e  inverno. Bem conhecida pelos seus sintomas, é uma doença sazonal de origem viral, que afeta as vias respiratórias.  Os seus sintomas são muito característicos, tosse, expetoração, febre, dores nas articulações e cansaço. Felizmente, a vacinação preventiva reduz de forma considerável as possibilidades de contrair a doença e é especialmente indicada em grupos de risco, como as crianças ou as pessoas idosas. 

Ninguém está a salvo das consequências da gripe, pelo que é conveniente conhecê-la bem. De seguida apresentamos alguns dados interessantes e curiosidades.

Dados e curiosidades da gripe

Reunimos alguns dos dados mais curiosos sobre a gripe:

  • É possível determinar com exatidão o momento em que adoecemos. Os sintomas desta doença surgem de forma imediata e em muito pouco tempo começamos a sentir-nos mal.  Depois de chegar ao sistema respiratório, a velocidade de propagação do vírus é exponencial.
  • Ao longo da história houve diversas epidemias de gripe e, antes do aparecimento das vacinas, prejudicaram gravemente a população. A primeira pandemia conhecida ocorreu em 1580. No século XX houve 4 pandemias de gripe, sendo a mais conhecida a de 1918, a chamada “Epidemia de gripe espanhola”. Vitimou 40 milhões de pessoas durante 2 anos e teve origem fora de Espanha. Como coincidiu com a I Guerra Mundial e Espanha era um país neutro, sem necessidade de ocultar a informação sobre a doença, a pandemia viria a ficar conhecida por esse nome.
  • Uma vez que se trata de uma doença viral, a toma de antibióticos não tem qualquer utilidade e ainda pode ter efeitos nocivos sobre o organismo. Uma boa medida de prevenção é a vacinação, mas o vírus sofre mutações ano após ano e é necessário repetir a vacinação anualmente, pois não existe uma vacina universal que imunize para a vida. Interiorizar bons hábitos de prevenção, como tapar a boca com um lenço ao tossir e lavar as mãos com frequência, ajuda a diminuir as possibilidades de contágio na população.
Descubra
Artigos relacionados